21/01/2018

Escrever sobre uma estação do ano - o Inverno


Na 2.ª ficha de avaliação de Português Língua Não Materna, perante a proposta para a produção escrita:


“E para ti, o que traz o Inverno de bom e o que traz de menos bom?

O que gostas mais de fazer durante esta estação do ano?

E porquê?”




assim escreveram os alunos do 7ºD:


O que faço no Inverno? 

Durante o Inverno, gosto de ficar em casa, debaixo do cobertor, beber chá quente e ver um bom filme. Como está frio, dormir é o que se faz melhor e um bom filme põe-me a dormir facilmente!
Se não estiver a chover, eu gosto de pegar na minha BMX e de ir até um parque de skate, fazer truques e ficar lá a saltar as rampas. Fazer isso é muito fixe!
Há também outra coisa que gosto muito de fazer no Inverno: patinagem! Já faço patinagem desde os meus seis anos, por isso sei patinar bem e é muito divertido. Mas há “um pequeno senão”: as crianças pequenas que ficam a meter-se no meu caminho e isso irrita-me! Existem dois palcos de patinagem: um mais pequeno para as crianças e outro maior para quem já sabe patinar bem, mas elas gostam é deste!
Assim vou passando o Inverno.
Bogdan

Coisas boas e coisas más do Inverno 

O que eu gosto de fazer no Inverno é dormir, cobrir-me com o cobertor e não ter calor. Podemos comer coisas quentes, usar casacos grandes, botas e não sair de casa quando está a chover.
O que menos gosto no Inverno é ter de me levantar cedo, não poder comer gelado nem ir à praia, não poder ficar em calções nem poder usar camisas. Não gosto de não poder fazer aulas de Educação Física enquanto está a chover, de não poder ir a qualquer lugar por causa da chuva e não gosto de escrever nas aulas, logo de manhã.
Nesta estação do ano, gosto de comer e beber coisas quentes, porque é bom fazê-lo quando está frio e gosto de jogar playstation para aliviar o stress.
E assim o Inverno vai passando.
Issa

O Inverno 

Gosto do Inverno, gosto de receber presentes no Natal, não há nada tão bom!
Na Roménia, no Inverno, costumávamos andar de ski na neve e fazer bonecos de neve. Os meus amigos e eu fazíamos alguns desafios uns aos outros. O que mais gostava de fazer lá, nesta altura, era atirar-me para cima da neve, ficar coberta dela e dizer que era um boneco de neve!
Às vezes, fazíamos corridas de bicicletas e, frequentemente, caíamos no chão por causa do gelo. Quando havia mesmo muita neve, a escola fechava e nós ficávamos todos contentes, porque podíamos divertir-nos ainda mais.
Aqui, em Portugal, como vivo numa zona sem neve, nem sempre é assim tão divertido. Prefiro o Inverno da Roménia, com toda a sua neve e todas as minhas coisas para a diversão. Gostava de estar lá de novo para me divertir com os meus amigos, tenho saudades de andar de bicicleta na neve e de fazer bonecos de neve...
Espero que este ano o Natal esteja cheio de surpresas e que seja mais divertido.
Maria Popa


Pensar sobre o Inverno... 

Não tenho gostado muito dos dias de Inverno, mas tenho sabido proteger-me dele.
Por que não gosto do Inverno? Há várias razões: 1.º o frio impede-me de fazer atividades especiais; 2.º quando quero ir a algum lado, o frio dá aquela impressão de mau tempo e tira-me a vontade de ir ao local combinado; 3.º às vezes, tenho que ir ao supermercado e não consigo, porque o frio impede-me de sair à rua; 4.º o Inverno, às vezes, engana-nos, pois tão depressa está sol como logo a seguir está a chover; 5.º a chuva, quando vem, molha-nos sempre, não importa o local onde nos encontramos! A chuva até me animava muito, quando tinha sete anos, pois gostava de brincar à chuva, nas poças, escorregar-me na água, era uma animação! Mas agora já sou mais velho e não tenho idade para tal.
Enfim, não gosto lá muito do inverno.

Stelvien


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa um comentário, elogioso ou crítico, mas sempre educado. Obrigado.