01/09/2011

Aulas de PLNM, nível A2 – Registo de Sumários

Para professores.

O que aqui se apresenta é simplesmente uma lista arrumada de sumários/atividades/estratégias, registada a partir de aulas concretas de ensino-aprendizagem de anos letivos anteriores.

Procedeu-se a uma fusão de sumários, cortando repetições, pausas, atividades necessárias no decorrer das aprendizagens, mas pouco úteis nesta listagem. Não foram consideradas as aulas de avaliação (testes formativos/sumativos, preferindo-se as atividades de treino de aprendizagens).

Esta lista de sumários poderá ser usada como mera inspiração para atividades a desenvolver, sugestões, que o (a) docente deverá adaptar adequadamente à sua planificação/prática letiva.

  

Lições n.º 1/2

Teste diagnóstico – Parte I e parte II – para verificar o nível de proficiência em língua portuguesa e formar grupos de nível.

Lições n.º 3/4

Apresentação. Verificação do horário, sala e os alunos constituintes do grupo de nível (primeiro esboço da planta da sala de aula).
Preenchimento da ficha do perfil sociolinguístico pelo aluno em interação oral com o professor [procedimento que ocorrerá sempre que novo aluno for integrado no grupo].
Conversação com o objetivo de interagir oralmente com os alunos de modo a conhecê-los melhor.

Lições n.º 5/6

Breve esclarecimento sobre o funcionamento da disciplina de PLNM (grupos de nível, competências a treinar, etc.) e orientação sobre o material escolar do aluno: livro/fotocópias; uso de portfólio [dossiê de plástico. Comprar na papelaria da escola, custa 0,65 euros].

“Quebrar o gelo”: atividade de sociabilidade entre os alunos / Jogo didático ‘Quem é?” para sociabilização dos alunos.

Motivação para um trabalho de pesquisa multicultural e o blogue de PLNM.

Lições n.º 7/8

Criação do portfólio individual: preenchimento da capa com dados pessoais e da disciplina; ilustração da mesma.
Introdução ao jogo da glória que testa a língua portuguesa, do CVC do Instituto Camões [ver “Jogos” nos links favoritos do blogue]: divisão da turma em dois grupos concorrentes; seleção do nível de dificuldade do jogo; distribuição da leitura oral das perguntas/respostas possíveis.

Lições n.º 9/10

Noções de tempo: 1.ª atividade – Expressar o presente, o passado e o futuro; 2.ª atividade – Identificar e expressar o presente, o passado e o futuro.

Lições n.º 11/12

Contar uma história a partir de uma sequência de imagens com verbos, expressando o presente do modo indicativo.
Contar a mesma história [expressando o presente do modo indicativo], transformando o enunciado de 3ª pessoa (ele) em pessoal (eu).

Lições n.º 13/14

Noção das conjugações verbais; formas verbais do presente de modo indicativo. Preenchimento de quadros de esquematização.
Contar uma história, articulando imagens e usando expressões fornecidas, segundo o tema: “Um dia na vida de...”.

Lições n.º 15/16

Produção escrita sobre o indivíduo: escolha de um tema, entre 12 fornecidos; esboço de ideias e primeira redação (versão manuscrita) sobre o tema escolhido.

Lições n.º 17/18

Produção escrita:
- Revisão de texto esboçado anteriormente, individualmente e com o apoio do professor, seguida de digitalização do mesmo em Word.
- Melhoramento de texto: atribuição de um título; uso de parágrafos e pontuação.

Lições n.º 19/20

Atividade coletiva de melhoramento do texto (autorretrato) de uma: uso do parágrafo e dos sinais de pontuação; conectores interfrásicos; sinónimos; construção sintática e do texto (organização).
Pesquisa na internet de imagens para ilustrar as histórias; inserção das imagens no texto em formato Word.

Lições n.º 21/22

Verificação de alterações introduzidas no texto pelo professor, já divulgado no blogue de PLNM.
Leitura em voz alta do texto produzido [a partir do blogue ou do texto impresso a partir do mesmo], por cada um dos alunos.

Lições n.º 23/24

Jogo sintático: Pronomes pessoais + verbos + complementos. Registo de todas as frases no caderno.
Construção de frases a partir de elementos dados (pronomes + verbos + tempos verbais).

Lições n.º 25/26

Leitura do texto “O Viajante Clandestino”, de Mia Couto, e resolução do questionário de interpretação sobre o mesmo.

Lições n.º 27/28

Organização do portefólio pelos alunos.
Revisões dos interrogativos (como, onde, que), de forma simples e interativa.

Lições n.º 29/30

Vamos contar uma história: (14) “De quem foi a culpa?”: treino da oralidade.

Lições n.º 31/32

Resolução da ficha de gramática: conjugação pronominal reflexa; colocação do pronome (atividade nº 14 da Gramática Activa).

Lições n.º 33/34

Leitura oral e dialogada do texto “O Aniversário”. Treino da pronúncia de sons e palavras.
Resolução do questionário sobre o texto e das atividades sobre estruturas gramaticais.

Lições n.º 35/36

Treino, em voz alta, dos verbos auxiliares, regulares e irregulares. Sistematização dos mesmos.

Lições n.º 37/38

Leitura expressiva e comentada da narrativa (excerto) “Moby Dick”, de Herman Melville: identificar as categorias da narrativa; fazer sublinhados, relações. Resolução de um questionário breve.

Lições n.º 39/40

Vamos contar uma história de... “A máquina fotográfica”: treino da expressão oral a partir de imagens, vocabulário e estruturas gramaticais.

Lições n.º 41/42

Atividades alusivas ao natal […].

[…]


Lições n.º 43/44

Descrever um itinerário, por exemplo: da escola à estação de comboio.
Escrita coletiva, no quadro, do itinerário da estação de comboio à escola.

Lições n.º 45/46

No hotel: audição de um diálogo e descrição de um quarto.
Identificar objetos a partir da sua descrição (ficha).

Lições n.º 47/48

Em trabalho de pares, descrever por escrito o quarto de hotel de duas amigas (p. 32).
A partir de imagens, descrever e localizar objetos do quarto (p. 35).

TPC
Fazer a descrição, no caderno, do próprio quarto. Título: Descrição do meu quarto. (nota: este texto será processado em Word, numa aula próxima).

Lições n.º 49/50

Leitura de algumas descrições do quarto escritas em trabalho de casa.
Treino das expressões de lugar (preposições e locuções prepositivas de lugar): à frente de, em, entre., etc.

Lições n.º 51/52

As regras de uso dos sinais de pontuação. Pequeno exercício de aplicação.
Processamento em Word do texto escrito antes.

Lições n.º 53/54

Exercício: utilizar os sinais de pontuação em textos que não estão pontuados.
Expressão escrita: melhoramento de texto, prestando especial atenção ao uso da pontuação.

Lições n.º 55/56

Registo no caderno de verbos no pretérito imperfeito: verbos regulares (em -ar, -er e -ir) e irregulares (ser, ter, vir, pôr).

Conversação sobre "o que fiz no sábado..." e "quando eu era pequeno...".

TPC
Fazer os exercícios da ficha 19/fotocópia (no mínimo o exercício 19.1) sobre pretérito perfeito versus pretérito imperfeito.

Lições n.º 57/58

Resolução de exercícios da ficha de treino do uso do pretérito perfeito e do pretérito imperfeito do Indicativo.

Lições n.º 59/60

Exercício de reconstituição de texto “História de uma gatinha”.
Verificação coletiva das soluções vocabulares do texto.

Lições n.º 61/62

Motivação para a leitura, através do uso das caixas de livros do CRE):
- consulta e leitura livre de livros, na parte inicial, apoiadas  apenas pelo professor(a) quando solicitado(a) .
- Elaboração da ficha bibliográfica do livro escolhido.
- Registo no caderno das referências bibliográficas elaboradas por vários alunos, apresentadas estas no quadro.
- Partilha de experiências de leitura (expressão oral).

Lições n.º 63/64

Uso do futuro dos verbos regulares e irregulares (dizer, fazer e trazer). Exercícios práticos.

Lições n.º 65/66

Compreensão oral da canção "Nada de nada" de João Pedro Pais.

Lições n.º 67/68

Leitura de dois diálogos e resolução de alguns exercícios de compreensão do diálogo “Vamos ver uma exposição”.

Lições n.º 69/70

Completar pequenos diálogos: pedir e da informações/opiniões.
Redação em trabalho coletivo de uma carta a um amigo.

Lições n.º 71/72

Processamento em Word, com revisão do texto, da carta a um amigo.
Revisão das cartas escritas, no quadro, em coletivo.

Lições n.º 73/74

Identificação de tipos de texto:
- procurar, no blogue de PLNM, vários tipos de texto e registar dois no caderno diário (ex. carta).
- Leitura por cada aluno de um dos textos selecionados.

Lições n.º 75/76

Exercícios de treino do grau dos adjetivos: o comparativo.
Sistematização dos graus dos adjetivos.

Lições n.º 77/78

Seleção de alunos para as atividades do Dia do Patrono: ortografia e soletração.

Lições n.º 79/80

Expressar opinião, comparando duas coisas ou duas pessoas [unidade 5].

Lições n.º 81/82

Atividades relacionadas com o dia do patrono.

[…]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa um comentário, elogioso ou crítico, mas sempre educado. Obrigado.